Um passeio de um dia pelo coração de Alexandria é suficiente para explorar a segunda maior cidade e a principal área portuária. Uma cidade de inestimável importância histórica e cultural, onde história e cultura convergem das formas mais espetaculares, a arquitetura dos edifícios com influências europeias mantém vivo o passado multicultural da região. Se você está pensando em visitar Alexandria, mas ainda não sabe quais atrações turísticas incluir no seu roteiro, abaixo estão as atrações imperdíveis de Alexandria, que esperamos que ajudem você a planejar sua viagem. Vamos lá!

A Biblioteca Moderna de Alexandria

Mergulhe no rico passado de Alexandria na Biblioteca Alexandrina, uma das atrações turísticas mais icônicas da cidade. É uma estrutura deslumbrante e magnificamente projetada em forma de um disco solar gigante, com sua fachada coberta por inscrições em 150 alfabetos diferentes de todo o mundo, em homenagem à Grande Biblioteca de Alexandria original, destruída no século III d.C. A Biblioteca Moderna de Alexandria foi concluída em 2002 como uma biblioteca moderna e um importante centro cultural. Inclui uma enorme sala de leitura com capacidade para oito milhões de volumes, três museus, quatro galerias de arte, um planetário e um laboratório onde manuscritos antigos são resgatados e restaurados. Também possui uma boa seção de livros infantis, e os visitantes podem explorar livremente as diferentes áreas da biblioteca e admirar artefatos históricos, como a primeira prensa tipográfica do Egito.

Tumbas de Kom el Shoqafa

Um dos lugares mais singulares para visitar em Alexandria são as Catacumbas de Kom el Shoqafa. O complexo era originalmente um túmulo familiar particular, mas posteriormente foi convertido em um cemitério público, com capacidade para 300 corpos. Descobertas acidentalmente em 1900, acredita-se que datem do século II d.C. Escavadas na rocha há mais de 2.000 anos, o acesso a elas se dá por uma escada em espiral que leva à rotunda principal. À direita, entra-se na câmara funerária principal e na Capela Sepulcral, com 91 lóculos, cada um com capacidade para três ou quatro múmias. À esquerda, há uma grande sala conhecida como Triclínio Funerário, que era usada para banquetes. As Catacumbas são um exemplo admirável da fusão alexandrina dos estilos egípcio e greco-romano. Essa fascinante mistura de diferentes estilos arquitetônicos reflete as diferentes civilizações que ali enterraram seus mortos. Entre as influências está o culto funerário faraônico, e os relevos esculpidos são particularmente impressionantes.

Fortaleza de Qaitbay e o Farol de Alexandria

Outra das atrações mais icônicas de Alexandria, é a Fortaleza de Qaitbay. A Cidadela ergue-se imponente no mesmo local onde ficava o Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. A fortaleza foi construída por um sultão no século XV e possui três níveis e uma pequena mesquita que se estende do térreo até uma bela cúpula integrada ao telhado. O forte está localizado na entrada do porto da ilha de Faros, onde substituiu o famoso Farol de Alexandria. Apesar de ter sido destruído por um terremoto devastador, ainda existem vestígios do calcário utilizado em sua construção, uma lembrança nostálgica de sua aparência magnífica em sua época de ouro. Esta fortaleza histórica é uma atração turística imperdível para quem deseja explorar o rico passado de Alexandria.

COLUNA DE POMPEU E O TEMPLO DE SERAPEU

Um sítio arqueológico que abriga uma imponente coluna de 30 m e um par de esfinges. Ele se ergue acima das escassas ruínas do Templo de Serapeu, uma estrutura magnífica que ali se ergueu em tempos antigos.

Conhecida como Pilar de Pompeu, esta coluna, esculpida em granito vermelho de Aswan, tem uma base de 2,7 m e é coroada por um magnífico capitel coríntio.

Abaixo da coluna, escadas descem até as ruínas do grande templo de Serápis, o deus híbrido grego e egípcio de Alexandria. Este também era o local da “biblioteca filha” da Grande Biblioteca de Alexandria, que se dizia conter cópias e textos abundantes. Esses pergaminhos podiam ser consultados por qualquer pessoa que frequentasse o templo, tornando-o um dos centros intelectuais e religiosos mais importantes do Mediterrâneo.

Vale a pena explorar o local em profundidade, pois ele também contém as ruínas do Serapeum de Alexandria, um antigo templo grego que abrigava uma filial da antiga Biblioteca de Alexandria.

Teatro Romano

É a peça central de um sítio arqueológico maior, que inclui um antigo hammam (banhos termais) e a Vila dos Pássaros, que abriga uma bela coleção de mosaicos, descoberta em 1960. Antigamente um vibrante local de concertos, tornou-se posteriormente um ponto de encontro para líderes. Os banhos públicos, construídos para relaxamento, foram um ponto de encontro popular durante séculos. Kom Al Dikka era uma área residencial rica na época greco-romana, com belas vilas, banhos e um teatro. A área era então conhecida como Parque do Pã, um jardim de lazer onde os cidadãos alexandrinos podiam desfrutar de diversas atividades recreativas e, com salas de aula próximas, sugere um próspero centro de aprendizado. Embora agora em ruínas, esta joia escondida evoca o passado glorioso de Alexandria.

4,5
4.5/5

Experimente as principais atrações de 3 cidades incríveis com visitas guiadas a locais icónicos, iremos levá-lo aos locais que mais atraentes das cidades mais visitadas do Egito, Cairo, Alexandria e Luxor.

$ 520

Cairo/Luxor/Aswan

4,7
4.7/5

Embarque em uma inesquecível excursão de ônibus de 6 dias pelo Egito, passando por Cairo, Luxor e Aswan para ver as incríveis maravilhas da civilização egípcia.

$

Cairo/Luxor/Hurghada

4,7
4.5/5

Embarque em uma inesquecível excursão de ônibus de 7 dias pelo Egito, passando por Cairo, Luxor e Hughada para ver as incríveis maravilhas da civilização egípcia.

$
Scroll al inicio