Luxor

Luxor foi a capital do Novo Império do país e um dos centros religiosos e políticos da civilização egípcia. Para entender completamente a história de todas as suas maravilhas, recomendamos passar em média de 2 a 3 dias na cidade, acompanhado por um guia, de preferência especialista em egiptologia, para que ele possa decifrar os famosos hieróglifos. Você também pode vivenciar uma das civilizações mais fascinantes do mundo, incluindo a vista aérea da cidade em um balão de ar quente ou embarcar em um cruzeiro pelo Nilo, que é, sem dúvida, uma das melhores experiências em uma viagem ao Egito. A primeira coisa que você precisa saber é que Luxor é dividida em duas metades distintas, separadas pelo grande Rio Nilo: a Margem Leste e a Margem Oeste: A Margem Leste é a área mais moderna, onde o passado se mistura com o presente e onde estão localizados os principais hotéis, restaurantes e os templos de Karnak e Luxor. A Margem Oeste, por outro lado, é puro mistério. Bem mais tranquilo, é aqui que se encontram as necrópoles reais no Vale dos Reis, com os túmulos de faraós como Tutancâmon, Ramsés II e o impressionante Templo de Hatshepsut, apenas algumas das joias escondidas no lado oeste da cidade. Aqui, ajudaremos você a descobrir uma das cidades mais visitadas do Egito e os melhores lugares para ver em Luxor para aproveitar ao máximo seu tempo. Abaixo, falaremos sobre as atrações imperdíveis de Luxor, que esperamos que ajudem você a planejar sua viagem. Vamos lá!

O Esplêndido Templo de Luxor

O Templo de Luxor, um dos templos mais importantes do Antigo Egito, uma das grandes joias da história egípcia e um dos lugares mais espetaculares do mundo para se visitar. Localizado no coração da cidade de Luxor (antiga Tebas), sua obra deve-se principalmente a dois famosos faraós, Amenófis III e, posteriormente, ao grande Ramsés II. Parece que o destino desta joia arquitetônica era ser um ponto de encontro para outras crenças e culturas. Uma das salas tornou-se uma igreja para os primeiros cristãos, enquanto uma mesquita foi construída sobre parte do templo. O templo era dedicado ao rejuvenescimento dos faraós. Era o local onde os faraós do Egito eram coroados. Isso atraiu Alexandre, o Grande, que desejava o orgulho de ser coroado faraó e, ao mesmo tempo, conquistar poder e satisfazer o povo egípcio e os sacerdotes do templo. Ele criou a história de que havia sido nomeado rei do Alto e Baixo Egito no Templo de Luxor. Uma das características mais marcantes do Templo de Luxor é a Avenida das Esfinges, um caminho processional ladeado por centenas de estátuas de esfinges que antigamente conectavam o Templo de Luxor ao Templo de Karnak. 

o belíssimo Templo de Luxor
Visitar o Templo de Karnak

O Complexo de Templo de Karnak

Visitar o Templo de Karnak é como entrar em uma máquina do tempo que o transporta milhares de anos para um mundo onde deuses, rituais e arquitetura monumental dominavam a paisagem. Seu design monumental e simbolismo religioso o tornam um lugar único, onde cada canto conta a história do fio que conecta o divino ao humano. O complexo do templo de Karnak, o maior já construído no Egito, é um vasto complexo religioso e um dos maiores sítios arqueológicos do mundo. Está localizado a cerca de 2 quilômetros ao norte de Luxor, na margem leste do Nilo. É um testemunho impressionante da antiga civilização egípcia e de sua ambição grandiosa, famoso por seu impressionante Grande Salão Hipostilo, com mais de 134 colunas, e por ser um museu a céu aberto que abriga inúmeros templos, capelas e o lago sagrado. Construído ao longo de quase dois milênios, foi dedicado principalmente ao poderoso deus Amon-Rá. O Templo é uma linha do tempo viva que abrange dois mil anos de história do antigo Egito. Cada geração de faraós deixou sua marca em Karnak, tornando-o um complexo em constante evolução que reflete as crenças, as conquistas e o legado dos governantes mais poderosos do Egito. Quase todos os faraós proeminentes contribuíram para o desenvolvimento de Karnak, incluindo governantes notáveis como Ramsés II, Seti I e Hatshepsut, ao longo de várias dinastias. Este templo foi palco de importantes eventos e cerimônias históricas, como coroações, jubileus reais e triunfos militares. Muitos desses eventos estão registrados em inscrições e relevos em suas paredes, proporcionando uma visão fascinante da política e da sociedade do Egito Antigo. Karnak não é apenas um local de culto; é uma obra-prima da engenharia e da arte do Egito Antigo. 

Os túmulos do Vale dos Reis

VALE DOS REIS

O lugar da verdade, onde os faraós mais poderosos e famosos do Egito repousam em sono eterno e um dos lugares imperdíveis do Egito, é hoje uma necrópole onde muitos dos faraós do Novo Império estão enterrados. Seus túmulos são esculpidos nas rochas. Este é um dos lugares mais misteriosos e impressionantes do Egito Antigo, onde o silêncio e o calor da areia guardam ecos de tempos que remontam a 5.000 anos. Assim, entre colunas esculpidas e entradas secretas, encontra-se o Vale dos Reis, uma das visitas mais impressionantes do Egito. Localizado na margem oeste do Rio Nilo, no coração do deserto, a austeridade da areia encerra caminhos labirínticos que levam às câmaras que contêm os túmulos. Os túmulos do Vale dos Reis são autênticas obras de arte, decorados pelos mais importantes pintores e escultores do Antigo Egito, e que podemos apreciar hoje, numa viagem ao Egito e, ao mesmo tempo, numa viagem ao mundo mágico da cultura e civilização dos reis egípcios. Durante um milénio, os faraós escolheram as colinas ocidentais de Tebas como a coordenada precisa do universo onde as suas almas alcançariam a imortalidade. Este vale abriga 63 túmulos, a maioria dos quais pertence aos faraós do Novo Império (18.ª, 19.ª e 20.ª dinastias), Tutmés III, Ramsés VI, Ramsés IX, Ramsés IV, entre outros, bem como à Rainha Hatshepsut. É especialmente famoso pela descoberta do Túmulo de Tutancâmon, descoberto apenas em 1922, repleto de tesouros agora em exposição no Museu do Cairo. O vale é, na verdade, uma das atrações imperdíveis do Egito, e visitar esta necrópole única é uma experiência que o aproxima não apenas da história, mas também de novas sensações. Não é de se surpreender, portanto, que visitar o Vale dos Reis seja uma das atividades essenciais em Luxor.

estátuas de pedra do faraó Amenhotep III

Os Colossos de Mêmnon

Luxor é, sem dúvida, um lugar fascinante. Cada canto desta cidade está repleto de história e maravilhas. Dos impressionantes templos de Karnak e Luxor aos misteriosos túmulos no Vale dos Reis, eles são símbolos icônicos da antiga Luxor. Reza a lenda que uma das estátuas emitia um som musical ao amanhecer, que se acredita ser o canto de um herói da Guerra de Troia chamado Mêmnon. Um fenômeno, causado pela passagem dos ventos da alvorada por uma abertura na estátua, atraiu muitos viajantes antigos, incluindo o imperador romano Adriano. Os Colossos de Mêmnon são duas enormes estátuas de pedra do faraó Amenhotep III, originalmente parte de seu maior templo mortuário, que praticamente desapareceu ao longo dos milênios. Os Colossos permanecem como sentinelas silenciosas e oferecem um vislumbre da grandiosidade do reinado de Amenhotep III.

visitar o impressionante Templo de Hatshepsut, conjunto funerário da rainha-faraó mais importante do Egito

O Templo da Faraó Hatshepsut

Com um poder reservado apenas aos homens, ela se vestiu e adornou com os símbolos dos faraós. Seu reinado foi conhecido por sua prosperidade e projetos arquitetônicos monumentais. Essa mulher é a Rainha Hatshepsut. Ela foi sepultada no Vale dos Reis, e nas proximidades está seu magnífico templo funerário, parcialmente escavado na rocha da montanha e parcialmente construído externamente. Foi encomendado por Hatshepsut ao seu administrador real, Senenmut, que provavelmente era amante da rainha faraó e que projetou e supervisionou a construção do templo. Ele é caracterizado por seus três enormes terraços, cada um com colunatas e rampas de conexão no centro. Além disso, este templo foi construído diretamente na rocha, destacando ainda mais sua majestade. O templo é decorado com pinturas e relevos que explicam a vida do faraó, incluindo seu nascimento e sua expedição à Terra de Punt. É impressionante subir degrau por degrau a rampa central, outrora ladeada por árvores exóticas e vegetação aromática, e ver como o templo parece penetrar em uma montanha íngreme e arenosa, muito semelhante à própria construção. O templo possui várias capelas, como as dedicadas a Anúbis, o deus egípcio dos mortos com cabeça de chacal, ou a Hator, a deusa cósmica filha do Sol. Também dignos de nota são os magníficos relevos que adornam o templo, que ainda conservam um pouco de sua cor. Eles contam histórias sobre Hatshepsut e a lenda de seu nascimento divino. Também descrevem uma viagem à Terra de Punt, um território exótico na costa do Mar Vermelho. É um dos espaços mais deslumbrantes de toda a necrópole tebana, não apenas por sua arquitetura única, integrada à paisagem, mas também pela serenidade que transmite. Aqui, cada sombra projetada por uma coluna parece falar de ambição, misticismo e eternidade.

Voar de balão sobre Luxor

Passeio de Balão de Ar Quente sobre Luxor

Uma das experiências de viagem que você precisa vivenciar pelo menos uma vez na vida é um passeio de balão de ar quente sobre Luxor. Eles oferecem uma perspectiva única dos sítios arqueológicos da cidade, proporcionando vistas deslumbrantes do Rio Nilo. Voar de balão sobre Luxor é uma experiência maravilhosa. Ao nascer do sol, a paisagem é banhada por uma luz dourada, destacando a majestade e a escala dos monumentos de Luxor. O passeio permite que você veja e aprecie a imensidão e a beleza das ruínas antigas do céu, e contemplar alguns dos templos mais belos do mundo se tornará uma memória inesquecível para a vida toda. Fazer um passeio de balão de ar quente com a Destino Egipto é uma das melhores experiências que você pode ter durante sua viagem ao Egito. É uma daquelas atividades que você nunca vai esquecer, e nós o convidamos a experimentá-la.

Scroll to Top